O queijo faz bem à saúde e… sabe bem. Por isso, é natural que o queira introduzir na sua dieta diária, seja nas grandes refeições ou nos lanches que faz durante o dia.

Se consome este lacticínio regularmente, provavelmente já lhe aconteceu encontrar um pedaço de queijo perdido no seu frigorífico. Mas há quanto tempo lá está? Será que ainda o pode comer?

Fique a saber o que os especialistas dizem sobre a validade do queijo.

Queijos duros

A dureza do queijo traduz-se também na resistência/duração do mesmo. Quer isto dizer que os queijos mais duros são aqueles que aguentam mais tempo no frigorífico.

Estes queijos podem durar entre seis semanas (se abertos) a seis meses (selados na embalagem) dentro do seu frigorífico. Quem o diz é a Tasting Table, uma agência norte-americana de media digital.

Alguns exemplos de queijos duros são o Parmesão, o Pecorino e o Cheddar.

Queijos semi-duros

Quando falamos em queijos semi-duros referimo-nos a variedades como o Emmental e o Edam.

É comum aparecer algum bolor neste tipo de queijos quando estão algum tempo no frigorífico. Contudo, não se preocupe porque continuam comestíveis.

Segundo o guia de validade de alimentos Still Tasty, estes queijos podem durar até três semanas no frigorífico. Em alternativa, estes podem também ser congelados durante cerca de dois meses.

Queijo creme

O queijo creme é o menos resistente. A dificuldade em conservá-lo durante muito tempo deve-se à humidade que lhes é característica, uma vez que esta propicia o surgimento de bactérias.

Este tipo de queijo deve ser consumido, no máximo, até duas semanas depois de ter aberto a embalagem. No entanto, caso detete algum bolor, não ingira o alimento, pois poderá causar-lhe algum distúrbio digestivo.

Embora seja pouco aconselhável, poderá também congelar esta variedade de queijo, sendo que o sabor do produto poderá deteriorar-se.

Fonte: Notícias ao Minuto